PÓS-MILENARISMO OU PÓS-MILENISMO: O MILÊNIO DE PAZ E JUSTIÇA ANTES DA VOLTA DE JESUS CRISTO.

Você já se perguntou como um milênio de paz pode mudar sua visão sobre a volta de Cristo? O pós-milenarismo é uma teoria que fala sobre um período de prosperidade espiritual e mudanças sociais antes da volta do Salvador. Segundo essa ideia, o milênio começa com a pregação do evangelho, levando a uma grande conversão e um mundo justo1.

Figuras importantes, como Calvino e Jonathan Edwards, acreditam nessa visão. Eles veem um futuro cristão cheio de esperança1.

Prepare-se para mergulhar nas bases e evolução dessa doutrina. Também vamos ver as diferenças com outras visões escatológicas. Descubra como a teologia pós-milenar pode mudar sua visão sobre a missão da Igreja hoje.

Resumos das Principais Ideias

  • O pós-milenarismo defende um período de paz e justiça antes da volta de Cristo.
  • As conversões em massa são esperadas devido à pregação do evangelho.
  • Teólogos como Calvino e Jonathan Edwards sustentam essa visão escatológica.
  • A compreensão do milênio influencia a missão da Igreja.
  • A ideia de um milênio de paz desafia concepções tradicionais sobre a segunda vinda.

Introdução ao Pós-Milenarismo

O pós-milenarismo é um conceito chave na escatologia de hoje. Ele fala sobre um período de mil anos de paz e justiça antes da volta de Cristo. É essencial para quem quer entender as promessas bíblicas sobre o fim dos tempos.

  • Conceito e Definição

O pós-milenarismo, também conhecido como pós-milenismo, é uma escola de interpretação da escatologia que interpreta o milênio descrito no livro de Apocalipse de forma simbólica, sem a expectativa de um reinado literal de mil anos de Cristo na Terra. Essa abordagem tem algumas semelhanças com o amilenarismo ou amilenismo, pois ambas rejeitam a ideia de um período literal em que Cristo governará fisicamente o mundo.

No pós-milenarismo, acredita-se que o Diabo já foi aprisionado durante a crucificação de Cristo, no Gólgota, e que, desde então, o poder do maligno sobre o mundo foi restringido. Para os defensores dessa visão, a prisão de Satanás marca o início de uma era em que o evangelho de Jesus Cristo terá um impacto transformador na sociedade.

  • Origem Histórica

O pós-milenarismo começou no século XVII. Teólogos começaram a ver as profecias bíblicas de um novo jeito. Eles focaram em textos como Apocalipse 20 e Isaías, que prometem um tempo de paz e realização das promessas de Deus. A ideia de que “mil” é simbólico foi um ponto importante nesse desenvolvimento teológico2.

  • Fundamentos Bíblicos

Os textos bíblicos que apoiam o pós-milenarismo incluem Apocalipse 20. Lá, “mil anos” é mencionado seis vezes, mostrando sua importância2. A ideia de Cristo ser rei até que todos sejam submetidos a Ele, em 1 Coríntios 15:25, mostra uma esperança e certeza de vitórias futuras3.

Histórico Teológico do Pós-Milenarismo

O pós-milenarismo tem raízes profundas na história teológica. Foi influenciado por figuras importantes como os reformadores e puritanos. Eles viam a escatologia cristã de forma otimista, esperando a vitória do reino de Deus na Terra.

  • Reformadores e Puritanos

Na Reforma Protestante, João Calvino e Martinho Lutero adotaram a teologia do pós-milenarismo. Eles acreditavam que o crescimento do cristianismo indicava o início do milênio de paz. Os puritanos, engajados nesse movimento, acreditavam em um futuro de justiça e paz. Eles valorizavam a aplicação dos princípios bíblicos na sociedade4.

Esse período foi marcante, pois fortaleceu a ideia de que os cristãos não seriam “perdedores”. Eles seriam agentes de transformação5.

  • Teólogos Contemporâneos

Na era contemporânea, nomes como Jonathan Edwards e Charles Hodge revigoraram a discussão sobre o pós-milenarismo. Defensores modernos da teologia da reconstrução também contribuíram para essa discussão. Muitos grupos reformados e igrejas incorporam essa ideia em suas práticas4.

O teólogo Rousas John Rushdoony destacou a relevância da esperança no pós-milenarismo. Ele via as promessas de Romanos 8.28 como essenciais para os crentes atuais6.

Diferenças entre Pós-Milenarismo e Outras Visões

Fonte: http://taggedwiki.zubiaga.org/new_content/e85c1e2194e57ac6e34c10fdc363d758 e https://nickvoss.wordpress.com/2009/08/07/millennial-views-are-more-united-than-you-think/

As diferentes visões escatológicas mostram diferenças marcantes. O Pós-Milenarismo, o Amilenarismo e o Pré-Milenarismo têm interpretações distintas do milênio. Eles também têm visões diferentes sobre o retorno de Cristo e o papel da Igreja.

Pós-Milenarismo

Comparado com outras visões, como o pré-milenarismo, que aguarda um reinado literal de Cristo antes do juízo final, e o amilenarismo, que vê o milênio como uma metáfora para a era da igreja, o pós-milenarismo é único em sua ênfase no impacto progressivo do evangelho no mundo. Embora menos popular atualmente, o pós-milenarismo ainda encontra apoio entre alguns teólogos e denominações que defendem uma visão otimista sobre o poder do evangelho para transformar o mundo. Para esses grupos, a mensagem de esperança contida no pós-milenarismo serve como um incentivo para a ação missionária e o envolvimento social.

Amilenarismo

No Amilenarismo, acredita-se que não haverá um milênio literal após a segunda vinda de Cristo. Os amilenistas acreditam que o reino de Cristo já está sendo manifestado de forma simbólica. Eles esperam um novo céu e uma nova terra, sem um reinado de mil anos na terra7.
Além disso, os Amilenistas não acreditam na ocorrência do Arrebatamento8.

Pré-Milenarismo

O Pré-Milenarismo se divide em Pré-Milenismo Clássico e Dispensacionalista. O Dispensacionalismo Clássico acredita que a igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação. Isso contrasta com o Pós-Milenismo, que vê o milênio como um tempo de avanço do Evangelho7. O Pré-Milenarismo também se concentra na figura de um Anticristo específico8.

AspectoPós-MilenarismoAmilenarismoPré-Milenarismo
Natureza do MilênioPeríodo de progresso simbólicoMilênio simbólico e celestialMilênio literal após a tribulação
Retorno de CristoApós o milênioInesperado e não associado a um milênioAntes do milênio
Papel da IgrejaCrescimento e preparação para o milênioRegido pelo reino celestialAfirma a distinção entre Igreja e Israel

Interpretação das Profecias Bíblicas

Entender as profecias bíblicas é essencial para a visão pós-milenarista. Ela desempenha um papel importante na escatologia cristã. O foco principal está no Apocalipse 20 e nas profecias de Daniel. Essas perspectivas apontam para um futuro de paz e prosperidade sob a liderança de Cristo.

  • Apocalipse 20

No Apocalipse 20, há uma tabela que mostra a sequência dos eventos até a segunda vinda de Cristo. O pós-milenarismo acredita que Cristo voltará após um longo período de domínio cristão. Esse período é visto como um milênio de prosperidade.

Essa visão se opõe ao pré-milenarismo, que espera a vinda de Cristo antes desse período. Os pós-milenaristas não veem os 1000 anos de forma literal. Eles acreditam que esse tempo representa um período de crescente cristianização do mundo910.

  • Daniel

As profecias de Daniel ajudam a entender as visões escatológicas. Em Daniel, há uma visão de um reino de justiça que cresce. As profecias indicam um futuro onde a fé cristã prevalecerá.

As interpretações das profecias de Daniel são muitas vezes vistas como não literais. Elas buscam significados amplos e práticos para a vida dos crentes. No entanto, isso também gerou críticas. Para muitos pós-milenaristas, o verdadeiro significado das profecias é buscar a implementação dos princípios divinos na sociedade910.

interpretação de profecias bíblicas

A Manifestação do Milênio de Paz e Justiça

A manifestação do milênio é um conceito chave. Ele mostra um mundo onde a justiça e a paz prevalecem. Isso cria um ambiente ideal para a expansão do evangelho.

Entre os séculos I a V, os cristãos estavam muito entusiasmados com a escatologia. Eles focavam em temas como o homem e o pecado. Nesse período, a ideia do milênio começou a tomar forma, com escritos sobre a vinda do Messias e a ressurreição futura11.

Joseph Mead foi um dos primeiros a falar sobre o “quiliasmo progressivo”. Ele acreditava que o fim do mundo seria adiado12. As diferentes versões do pós-milenismo mostram como as pessoas veem o Reino de Deus chegando à terra antes da Segunda Vinda de Cristo.

O movimento pós-milenarista ganhou força entre os protestantes americanos no século XIX e XX. Figuras como Charles Finney e a Escola de Princeton foram muito importantes nesse processo12.

A igreja tem um papel essencial nessa manifestação. Ela é vista como um agente de mudança social. Ela busca estabelecer os valores do Reino de Deus por meio da justiça e paz. Essa visão faz parte da crença na escatologia pós-milenarista, que espera um futuro glorioso para todos.

Entendendo o Papel da Igreja no Pós-Milenarismo

A igreja tem um papel da igreja muito importante no pós-milenarismo. Ela é vista como uma força que ajuda na transformação social e na evangelização. Ela não fica só dentro da igreja, mas também ajuda a sociedade com projetos que buscam a justiça e o bem-estar social.

Estudos mostram que as crenças e as expectativas políticas nos Estados Unidos mudaram muito. Isso mostra como o fundamentalismo religioso protestante se politizou13. A igreja sempre teve um papel na sociedade, desde o século XIX13.

Hoje, as pessoas estão mais interessadas nas ideias sobre o fim do mundo. Pensadores como Jairo Rivaldo da Silva falam sobre isso. Eles mostram como a igreja pode se engajar para defender essas ideias14.

Entender a transformação social como parte do pós-milenarismo é essencial. Isso ajuda a igreja a se tornar relevante na sociedade. Ela pode fazer mudanças que refletem os valores do evangelho, não só falando, mas também agindo.

Aspectos do Papel da IgrejaDescrição
EvangelizaçãoProclamação do evangelho e promoção de eventos comunitários.
Transformação SocialAções que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade.
PolitizaçãoEnvolvimento na esfera política para promover justiça e políticas públicas baseadas nos valores cristãos.
EducaçãoIniciativas educativas que formam líderes e cidadãos conscientes.

O Otimismo do Pós-Milenarismo

O otimismo do pós-milenarismo mostra uma grande fé na mudança social pela difusão do evangelho. Acredita-se que o milênio será de paz e justiça. Mudanças positivas acontecerão em várias áreas da vida.

  • Transformação Social

Esse cenário otimista acredita que a transformação social trazida pelo evangelho fará um mundo mais justo. Políticas sociais, educação melhorada e crescimento econômico são sinais desse progresso. Estudos mostram que o pós-milenismo trará grandes melhorias na sociedade15.

A ideia de um milênio de paz motiva as comunidades a buscar mudanças. A influência do puritanismo e calvinismo mostra que essa fé não é nova. Ela vem das tradições cristãs anteriores16.

  • Progresso do Evangelho

A esperança de um progresso contínuo do evangelho é forte, mesmo com desafios históricos. Essa fé em um futuro melhor é essencial para os cristãos. Eles veem suas ações como contribuições para um mundo melhor16.

Critérios para a Segunda Vinda de Cristo

Os critérios para a segunda vinda de Cristo são muito importantes para os cristãos hoje. Eles acreditam que Jesus voltará rapidamente, talvez em uma geração17. As igrejas católicas e ortodoxas dizem que essa volta será súbita, como um relâmpago, conforme Mateus 24:2717.

O pós-milenarismo espera um grande período de transformação antes da volta final. Nesse tempo, o povo de Deus deve educar e preparar as gerações para o Reino18. Essa ideia traz esperança de mudança positiva no mundo18.

Antes do juízo final, muitos acreditam que haverá um arrebatamento. Mas esse evento pode ser invisível17. As igrejas protestantes não sabem quando será a segunda vinda, mas esperam pela parúsia17.

A tabela abaixo resume os principais critérios associados à segunda vinda de Cristo no contexto do pós-milenarismo:

CritérioDescrição
Expectativa de Retorno RápidoA crença de que Jesus voltará rapidamente, dentro de uma geração17.
Natureza SúbitaA descrição da vinda como um evento inesperado, como um relâmpago17.
Reinado de CristoA expectativa de um reinado mediador de Cristo antes da vinda18.
ArrebatamentoA crença em um arrebatamento invisível antes do juízo final17.
Evidências na EscrituraO uso de textos bíblicos para apoiar as crenças sobre a segunda vinda e sua natureza17.

critérios segunda vinda de Cristo

Passagens Chaves do Pós-Milenarismo na Bíblia

As passagens chaves do pós-milenarismo na Bíblia são muito importantes. Elas mostram a esperança dos crentes e um futuro glorioso. Essas passagens falam de paz e justiça.

  • Salmos

Os Salmos pedem para adorarmos e unirmos as nações em torno de Deus. Eles falam de um mundo justo e pacífico. A beleza dos Salmos e suas promessas são citadas pelos defensores do pós-milenarismo.

  • Isaías

Isaías fala de um futuro de paz e restauração. Ele diz que as espadas se tornarão arados e as nações pararão de lutar. Essas visões são essenciais para a visão pós-milenarista.

  • Miqueias

Miqueias fala de um mundo justo e equitativo. Ele promete um futuro glorioso com justiça. Suas palavras ajudam a construir a história pós-milenarista, mostrando a restauração espiritual e social.

LivroMensagem PrincipalConexão com o Pós-Milenarismo
SalmosAdoração e união das naçõesReino de paz e justiça
IsaíasRestauração e pazVitória do bem sobre o mal
MiqueiasJustiça e equidadeRestauração espiritual e social

Essas passagens chaves da Bíblia são fundamentais para a esperança pós-milenarista. Elas mostram um futuro de justiça e paz192021.

Teólogos que Defendem o Pós-Milenarismo

O pós-milenarismo tem teólogos importantes. Calvino e Jonathan Edwards são dois exemplos. Eles ajudaram a entender melhor essa visão.

  • Calvino

João Calvino é um nome chave na teologia reformada. Ele acreditava que a sociedade mudaria com a Igreja. Ele via a vitória de Cristo antes de sua volta, usando Daniel 7:27 e Salmos 2:9.

Calvino também valorizava muito a evangelização. Ele acreditava que isso cumpriria as profecias bíblicas22. Sua influência no pós-milenarismo é grande, mostrando que Cristo reinará antes de voltar22.

  • Jonathan Edwards

Jonathan Edwards também defendia o pós-milenarismo. Ele acreditava que a expansão do evangelho era essencial para a vinda de Cristo. Para ele, a missão era um sinal do Reino de Deus chegando à Terra23.

Seu trabalho como pregador e teólogo foi crucial. Ele incentivava os cristãos a se envolverem mais na sociedade. Edwards queria que eles participassem ativamente das questões políticas e sociais2.

TeólogoContribuiçõesReferências Bíblicas
CalvinoTransformação da sociedade, ênfase na evangelizaçãoDaniel 7:27, Salmos 2:9
Jonathan EdwardsFoco em ação missionária, engajamento políticoMateus 24:14

Pontos de Controvérsia no Pós-Milenarismo

O pós-milenarismo é um tema que gera muitas discussões no meio cristão. Muitos criticam seu otimismo diante das guerras e crises sociais. Eles questionam se o evangelho pode crescer de forma contínua nesse cenário.

As discussões teológicas são intensas. Alguns críticos acham que a visão pós-milenarista é muito otimista. Eles citam passagens bíblicas que falam sobre tempos difíceis. Por outro lado, o pré-milenarismo e o amilenarismo oferecem uma visão mais cautelosa sobre o futuro.

A interpretação das escrituras é muito diversa. Alguns acreditam que Cristo voltará após um milênio de paz. Outros duvidam dessa possibilidade em um mundo tão caótico. Essas diferenças geram debates acalorados sobre o futuro dos cristãos.

Visão TeológicaOtimismoPontos de Crítica
Pós-MilenarismoAlta expectativa de crescimento do evangelhoDesafios sociais e guerras
Pré-MilenarismoExpectativa de tribulação antes do reinoPossível catastrofismo
AmilenarismoRealismo sobre a condição humanaCeticismo sobre um milênio literal

Essas avaliações mostram a amplitude das discussões teológicas sobre o pós-milenarismo. Elas demonstram como as visões sobre o futuro influenciam a Igreja. A resistência a aceitar o pós-milenarismo indica que as controvérsias ainda estão longe de serem resolvidas142425.

Vantagens do Pós-Milenarismo

O pós-milenarismo traz muitas oportunidades de esperança e melhoria social. Ele incentiva os cristãos a se engajarem mais em suas comunidades. Isso promove valores como justiça e equidade.

Compreender o pós-milenarismo mostra como ele motiva a Igreja e seus membros a criar um mundo melhor. Isso é feito através da ação coletiva.

  • Promove Esperança

A filosofia pós-milenarista cria um ambiente cheio de esperança. Ela mostra a crença em um futuro glorioso. Isso inspira os cristãos a terem um propósito e buscar soluções para os problemas sociais.

As promessas de um futuro melhor elevam o espírito da comunidade. Elas também aumentam o sentimento de responsabilidade social.

  • Estimula Transformações Positivas

As vantagens do pós-milenarismo são claras nas ações positivas que ele promove. A motivação para ao bem estar social vem da crença de que o bem pode vencer o mal. Isso encoraja ações para ajudar comunidades carentes.

“O pós-milenarismo oferece uma esperança renovada e estimula a ação, proporcionando uma nova perspectiva sobre as responsabilidades da Igreja e dos indivíduos.”26

Desvantagens e Críticas ao Pós-Milenarismo

O pós-milenarismo traz ideias interessantes, mas enfrenta desvantagens e críticas fortes. Ele tem dificuldade em explicar o sofrimento humano e crises globais. Isso contradiz a ideia de um milênio de paz e justiça.

Esse problema faz as pessoas questionarem se as ideias do pós-milenarismo são viáveis. Muitas vezes, isso leva à apatia diante dos problemas do mundo.

A escatologia foi negligenciada por muito tempo. No entanto, teólogos como Jürgen Moltmann acreditam que o cristianismo é essencialmente escatológico. Segundo Luis Carlos Susin, reavivar a escatologia é crucial para a teologia moderna27.

É importante focar na escatologia e entender suas categorias. Isso ajuda a evitar interpretações simplistas que não captam a complexidade do mundo atual27.

Num sobrevoo sob perspectivas ideológicas e políticas; segundo alguns adeptos desta escola escatológica, que também aderiram a ideologia socialista, que idealiza uma nova ordem societária, logo, para eles encontra-se nisto, um ponto de convergência “escatológico”: a ideologia neoliberal do capitalismo deve ser criticada. Figuras como George Soros argumentam que ela impede mudanças sociais eficazes. A crise financeira asiática na virada do milênio mostrou as fragilidades do sistema econômico28.

Essas críticas ao pós-milenarismo são relevantes. Elas mostram a importância de pensar críticas sobre o futuro e as estruturas atuais.

As críticas também destacam a necessidade de um diálogo sobre a escatologia na teologia moderna. Entender a relação entre a escatologia e os desafios sociais é crucial. Isso é especialmente importante em um capitalismo tardio, onde a busca por verdades absolutas pode obscurecer alternativas práticas29.

AspectoDesvantagensCausas
TeológicaFalta de explicação para o sofrimento e crisesInterpretações simplistas
PráticaApatia diante da realidadeOtimismo excessivo
HistóricaEscatologia relegada a plano secundárioNegligência acadêmica
Social (segundo adeptos do socialismo)Desafios da ideologia neoliberalCrises econômicas e falta de alternativas

O Futuro do Pós-Milenarismo no Cristianismo Brasileiro

O futuro do pós-milenarismo no Brasil é cheio de expectativas positivas. O interesse em movimentos de transformação social e evangelização mostra a importância do cristianismo brasileiro. Essa busca por uma sociedade justa e solidária segue os princípios do evangelho, como o amor ao próximo e a compaixão.

Várias igrejas estão adotando os valores pós-milenaristas em suas doutrinas. Isso gera debates teológicos importantes. Eles buscam uma nova visão do futuro, com a esperança de um milênio de paz.

A integração de ideais pós-milenaristas no cristianismo brasileiro reforça a presença do evangelho. Também cria uma expectativa otimista sobre o impacto das práticas cristãs na sociedade. Essa visão pode mudar relacionamentos e comunidades, prometendo um futuro melhor para todos30.

Igrejas e Denominações que adotam o Pós-Milenarismo.

Em todo o Brasil, várias igrejas pós-milenaristas e denominações estão unindo teologia e visão pós-milenarista. O movimento das igrejas reformadas ganhou destaque, com teólogos do século XVII criando a base para essa ideia31. A Declaração de Savoy, de 1658, mostrou a crença em um milênio de paz antes do retorno de Cristo. Isso mostra o potencial de mudança social31.

Hoje, muitos movimentos cristãos estão focados em justiça e paz. Isso reflete a esperança do pós-milenarismo. O movimento pós-milenarista também motivou missões americanas antes do século XX31. Essa herança se vê em muitas igrejas, que buscam avançar o reino de Cristo na história.

Apesar dos desafios, o pós-milenarismo mostra força em comunidades que valorizam progresso social e espiritual. Igrejas pós-milenaristas não só preservam tradições como também se envolvem em ações sociais. Eles buscam um impacto duradouro na sociedade brasileira.

Conclusão

O pós-milenarismo traz esperança para o futuro do cristianismo. Ele fala de um milênio de paz e justiça antes da volta de Cristo. Isso motiva a busca por mudanças sociais e estimula discussões sobre a interpretação das Escrituras.

Com 27% dos fiéis acreditando nisso, o pós-milenarismo mostra um crescimento na fé. Cerca de 60% acreditam que a influência cristã pode melhorar a sociedade32.

A Igreja deve se engajar de forma prática e proativa. Isso é essencial para a esperança cristã. Com 15% mais otimistas, o pós-milenarismo vê a expectativa divina como uma responsabilidade e motivação3334.

Viver e promover justiça e paz é um testemunho de fé. Ao fazer isso, você ajuda a construir um futuro melhor. Você se torna um agente de mudança na sua comunidade.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

O que é o pós-milenarismo?

O pós-milenarismo é uma visão na escatologia cristã. Ele acredita que um milênio de paz virá antes da segunda vinda de Cristo. Esse tempo será de evangelho, transformação e melhoria social.

Como o pós-milenarismo se relaciona com as profecias bíblicas?

O pós-milenarismo se baseia em passagens bíblicas, como Apocalipse 20 e Isaías. Elas falam de justiça e paz. O livro de Daniel também é visto como apoio a essa visão.

Quais são as diferenças entre pós-milenarismo, amilenarismo e pré-milenarismo?

O pós-milenarismo espera a volta de Cristo após o milênio. Já o amilenarismo não vê um milênio literal. O pré-milenarismo acredita que Cristo voltará antes. Cada visão tem sua interpretação sobre o futuro.

Qual o papel da igreja no contexto pós-milenarista?

Na visão pós-milenarista, a igreja é crucial. Ela deve promover justiça e transformação social. A igreja deve evangelizar e espalhar os valores do Reino de Deus.

Há críticas ao pós-milenarismo? Quais são?

Sim, há críticas. Uma delas é o otimismo excessivo. Eventos como guerras e crises sociais desafiam essa visão. Críticos questionam a capacidade de lidar com o sofrimento humano.

Quem foram alguns teólogos notáveis que defenderam o pós-milenarismo?

Calvino e Jonathan Edwards foram importantes. Calvino falava sobre a transformação da sociedade pela Igreja. Edwards enfatizava a missão evangelística.

O futuro do pós-milenarismo no Brasil parece promissor?

Sim, o interesse em transformação social e evangelização está crescendo. Isso sugere um futuro otimista para o pós-milenarismo no Brasil.

Quais passagens bíblicas são frequentemente citadas no pós-milenarismo?

Salmos, Isaías e Miqueias são citados. Eles representam a expectativa de um milênio de paz e justiça. Essas passagens falam da adoração a Deus e da restauração das nações.

Como os pós-milenaristas veem a manifestação do milênio?

Eles esperam um período de justiça e paz. O evangelho se espalhará e a igreja terá um papel ativo na transformação social.

Links de Fontes

  1. Pós-milenarismo – https://pt.wikipedia.org/wiki/Pós-milenarismo
  2. Amilenarismo, pós-milenarismo ou pré-milenarismo? | AD Industrial – https://www.adindustrial.com.br/2016/02/amilenarismo-pos-milenarismo-ou-pre-milenarismo/
  3. A importância da escatologia – Monergismo – https://monergismo.com/a-importancia-da-escatologia/
  4. Pós-Milenarismo: A Era de Glória e a Esperança Renovada – https://adilsoncardoso.com/pos-milenarismo/
  5. PÓS-MILENARISMO E O OBJETIVO DA HISTÓRIA – https://medium.com/@teologiapresbiteriana2/pós-milenarismo-e-o-objetivo-da-história-3384d8df1613
  6. A confusão a respeito do milênio – Ministério Fiel – https://ministeriofiel.com.br/artigos/a-confusao-a-respeito-do-milenio/
  7. Escatologia: Conheça a diferença entre pré-milenismo, pós-milenismo e amilenismo – https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/neto-de-billy-graham-mostra-diferenca-entre-pre-milenismo-pos-milenismo-e-amilenismo.html
  8. Diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo, Pós-Milenismo e Dispensacionalismo – Estilo Adoração – Estudos Bíblicos e Devocionais – https://estiloadoracao.com/diferencas-entre-amilenismo-pre-milenismo-pos-milenismo-e-dispensacionalismo/
  9. O que é pós-milenarismo? – Monergismo – https://monergismo.com/o-que-e-pos-milenarismo/
  10. O que é o pós-milenialismo/pós-milenismo? – https://www.gotquestions.org/Portugues/pos-milenialismo.html
  11. PDF – https://unasp.emnuvens.com.br/kerygma/article/download/1222/1179
  12. Pós-milenarismo – https://circulodeculturabiblica.org/2021/07/04/pos-milenarismo/
  13. Redalyc.OS FUNDAMENTOS DE UM REINO MILENAR: EXPECTATIVAS MILENARISTAS E ENGAJAMENTO POLÍTICO NA HISTÓRIA DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NORTE-AMERICANO – https://www.redalyc.org/pdf/5882/588265665011.pdf
  14. Microsoft Word – Cosmovisão e engajamento – uma defesa visão pos milenarista – https://www.revistacrista.org/Literaturas/Cosmovisao e engajamento – uma defesa visao pos milenarista.pdf
  15. Um Assembleiano Pós-milenista – https://ocristaopentecostal.wordpress.com/2022/01/21/um-assembleiano-pos-milenista/
  16. O que é “Amilenismo Otimista”? – Monergismo – https://monergismo.com/o-que-e-amilenismo-otimista/
  17. Segunda vinda de Cristo – https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_vinda_de_Cristo
  18. Implicações práticas da esperança pós-milenista – Monergismo – https://monergismo.com/implicacoes-praticas-da-esperanca-pos-milenista/
  19. PDF – https://www.revistacrista.org/Literaturas/Cartilha sobre o pos-milenismo.pdf
  20. Ap 20,1-4.11 e 21,2: Milenarismo, juízo final e o fim do mundo! – https://www.ihu.unisinos.br/categorias/42-comentario-do-evangelho/624251-ap-20-1-4-11-e-21-2-milenarismo-juizo-final-e-o-fim-do-mundo
  21. O Reino Milenar – Igreja Presbiteriana de Santo Amaro – https://ipsantoamaro.com.br/o-reino-milenar/
  22. João Calvino e o Pós-Milenismo – https://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/Calvino-posmilenismo_Bahnsen.pdf
  23. Por que sou um pós-milenarista feliz – Monergismo – https://monergismo.com/por-que-sou-um-pos-milenarista-feliz/
  24. Pós-milenismo – Paleo-Ortodoxo – https://paleoortodoxo.com/category/pos-milenismo/
  25. PDF – https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/download/108/118/118
  26. Editora Monergismo – https://www.monergismo.net.br/textos/livros/Pos-Milenarismo-Leigos_ebook.pdf
  27. PDF – https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/34543/34543_3.PDF
  28. neoliberalismo e milenarismo. (Jung Mo Sung) – https://www.servicioskoinonia.org/relat/230.htm
  29. PDF – https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=459867
  30. Milenarismo não é só Idade Média – https://www.vidapastoral.com.br/artigos/escatologia/milenarismo-nao-e-so-idade-media/
  31. A Escatologia Luterana e o Milenarismo – https://thiagosurian.wordpress.com/2014/03/14/a-escatologia-luterana-e-o-milenarismo/
  32. O que é o pós-milenialismo/pós-milenismo? – https://luzdasabedoria.com.br/glossario/o-que-e-o-pos-milenialismo-pos-milenismo/
  33. Pós-milenismo artigos – https://www.revistacrista.org/Pos_Milenismo.htm
  34. Pré-milenarismo, amilenarismo ou posmilenarismo qual é a mais correta? – PASTOR ANTONIO LIRA – https://pastorantoniolira.com.br/pre-milenarismo-amilenarismo-ou-posmilenarismo-qual-e-a-mais-correta/
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